Se Toque!

Como prometido,aqui estou para mais um post do nosso Outubro Rosa!

Tão importante quanto lembrarmos de fazer os exames anuais para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, é a atenção que devemos dar ao nosso corpo. Muitas vezes ele dá sinais de que algo não vai bem!

A realização do autoexame das mamas é o primeiro exame a ser realizado pela própria mulher.Em 2009, foi com o autoexame que percebi uma densidade maior na mama esquerda, e posteriormente o diagnóstico de câncer de mama.  Nossa saúde também está em nossas mãos.

Vamos esquecer o lema de que Quem procura acha e trocá-lo pelo Quem procura Cura!!!

se toque

9-out-893x1024

Saiba passo a passo de como realizar o autoexame das mamas!

Quando fazer? Deve ser realizado uma vez a cada mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.

Primeiro Passo: Em frente ao espelho: 

300b5d32fb5f8a57645a319ad6bf6215

De frente para o espelho sem roupa, observe se as duas mamas são iguais. Primeiro com os braços caídos, depois com os braços levantados e depois com as mãos apoiadas nos quadris fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na forma ou tamanho do seio.

Procure nódulos, covinhas, enrugamento da pele ou do mamilo. Examine o mamilo para detectar alguma retração, irritação ou secreção.

Segundo Passo: No banho: 

                          ae2b058f0232041b557d9684a33506c5  86d0d6c55daf97a0b94be7d8f4fc3ad0 bce4728424297330afd45f9454cce51b-205_137

Levante um dos braços acima da cabeça. Com os dedos estendidos(e não com as pontas dos dedos) faça movimentos circulares em cada parte do seio. Veja se pode sentir qualquer nódulo que não lhe pareça normal.

Repita esses movimentos para examinar cada um dos seios.

Terceiro Passo: Deitada

56b6056df01e0956e17e69f8d8789259-315_210

Coloque um travesseiro sob um dos ombros e levante o braço desse lado para que o seio fique uniformemente achatado sobre o peito. Com os dedos estendidos novamente, faça pressão em cada parte do seio para descobrir nódulos ou mudanças de textura. Repita o movimento no outro seio.

Não deixe de examinar a parte entre o seio e a axila.

Importante: O autoexame das mamas não substitui a consulta de rotina que deve ser feita ao ginecologista ou mastologista, frente a qualquer sinal de alarme, procure o médico.

O objetivo fundamental do autoexame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente suas mamas, saber o que é normal para si, facilitando a percepção de qualquer alteração.

Por hoje é só pessoal! Gostaram?

Seria importante a participação de vocês, se tiverem alguma dúvida sobre Prevenção, Exames e Câncer de Mama, escreva para alemdocabelo.com que vou adorar responder.

Fonte das imagens: Google e Pinterest

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s